CONTABILIDADE PARA FARMÁCIAS E DROGARIAS

A tributação das farmácias e drogarias é dotada de um sem número de particularidades, mesmo quando o regime tributário é o simples nacional, sendo necessária muita atenção para recolher aos cofres públicos tão somente o que de fato incide sobre cada produto.

O simples nacional, instituído por meio da Lei Complementar nº 123 de 14 de dezembro de 2006, tem o condão de dispensar tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado às microempresas e empresas de pequeno porte no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, no que se refere à apuração dos impostos e contribuições.

No entanto, é importante esclarecer que, na prática, nem tudo é de fato tão simples quanto o nome do regime faz parecer.

Isso porque, ao aplicar o sistema a cada caso concreto, é necessária uma análise detalhada não só das tabelas instituídas por meio dos anexos, mas também uma análise minusciosa de toda a legislação tributária, a fim de evitar pagamento indevido ou em duplicidade de determinados tributos.

No ramo farmacêutico, um termo muito comum de se ouvir é o que diz respeito à lista positiva, lista negativa e lista neutra.

A lista positiva define que o medicamento comercializado é isento de PIS/COFINS, devendo ser excluído tais tributos quando da venda desses produtos.

A lista negativa indica que o medicamento tem tributação monofásica, ou seja, apenas uma fase de pagamento, onde somente a indústria ou importadora paga o PIS/COFINS e o restante da cadeia como distribuidor e varejo não precisa mais pagar esses tributos quando comercializar o medicamento.

Na lista neutra encontram-se os medicamentos cuja aplicação do imposto é normal, ou seja, há incidência de PIS/COFINS.

Mas o empresário do setor pode ficar tranquilo, porque a Harmonia possui ampla experiência para colaborar tanto na aplicação correta da tributação, quanto no auxílio à parametrização dos sistemas de controles internos, para que quando ocorrer a venda a informação seja gerada de forma correta nos documentos fiscais!

 
NOSSA EQUIPE ESTÁ PREPARADA PARA TE ATENDER

ENTENDENDO A FORMA CORRETA DE RECOLHER O SIMPLES NACIONAL

Entendendo a forma correta de recolher o simples nacional para Farmácias e Drogarias.

Ramo de Farmácias e Drogarias.

eBook Entendendo a forma correta de recolher os simples nacional
 

PRECISA DE ORIENTAÇÕES?


Nossa equipe de atendimento ao cliente está sempre pronta para lhe atender.
Nome*
E-Mail*
Celular/WhatsApp*
Mensagem*