RELEVÂNCIA DO CONTADOR NOS DIAS ATUAIS

O dia do contador é comemorado em 22 de setembro, como homenagem à criação do primeiro curso de Ciências Contábeis do Brasil, em 1945 na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Há ainda quem pense que estes profissionais são os famosos “guarda livros”, ou então aqueles que apenas lidam com cálculos, burocracias tributárias e patrimoniais. Mas a profissão vai muito além disso.

O contador é cada dia mais valorizado como consultor de negócios, usando seu conhecimento para melhorar a gestão contábil das empresas, principalmente nas suas tomadas de decisões.

O atual cenário da pandemia da Covid-19, momento em que toda a sociedade enfrenta inúmeras dificuldades, representa um desafio expressivo para os empreendimentos de toda a cadeia econômica.

Os empresários precisaram se adequar às novas políticas públicas, sobretudo de jornadas de trabalho, medidas de higiene e segurança, para assegurar o funcionamento neste momento.

Neste sentido, os contadores tiveram um papel primordial na assessoria de seus clientes no momento do caos, tanto nas informações, quando tinham que estar sempre atualizados e repassar para as empresas, como no equilíbrio emocional para acalentar os empresários.

Outro desafio enfrentado pelos contadores, foi a recomendação do distanciamento social, momento que tiveram que se adaptar ao trabalho no modelo “Home Office”, alternativa essencial para a continuação da prestação dos serviços.

Apesar disso, a maioria das empresas ainda não tem conhecimento de que tipos de informações podem obter do contador, não entendem como a informação contábil pode ser instrumento determinante no sucesso de sua empresa e como a contabilidade gerencial proporciona ferramentas para a gestão financeira do negócio.

As informações contábeis, na maioria dos casos, estão vinculadas a questões fiscais e trabalhistas, e é de suma importância que os empresários utilizem o contador como uma fonte de consultas para o seu negócio.

Nos dias atuais, percebe-se que, para enfrentar a grande concorrência do mercado, o bom empreendedor tem que se aperfeiçoar e ter o contador como um aliado nas suas tomadas de decisões.

Enfim, o CONTADOR tem um papel fundamental para todas as empresas e, sabendo disso, a Harmonia Contabilidade conta com profissionais altamente comprometidos com o sucesso de nossos clientes.

Parabéns para todos os contadores, que desempenham seu papel de forma honesta, ética e acima de tudo, que olham para seus clientes como pessoas.

Autora

Eliana Belizário de Matos, Contabilista, Bacharel em Direito; Especialista em Cobranças e Negociações tanto na esfera extrajudicial quanto judicial; Pedagoga e Psicopedagoga; Sócia do escritório Harmonia Contabilidade Ltda; Assessora Jurídica no escritório Percival Nogueira Sociedade Individual de Advocacia; Master Practitioner; Personal e Professional Coach.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *