COMO UMA CONSULTORIA CONTÁBIL PODE AJUDAR SUA EMPRESA A SAIR DA CRISE

Se sua empresa atravessou maus bocados durante a pandemia e você ainda está perdido sobre o que fazer, neste post falaremos sobre seis formas que uma consultoria contábil pode ajudar seu negócio a entrar nos trilhos novamente. Acompanha aí!

1 – Organização das finanças da empresa

O primeiro benefício de uma consultoria contábil é organizar as finanças do seu negócio. Em momentos de crise, é muito comum perdermos o controle dos gastos, de forma a dificultar a nem mesmo saber por onde começar a organizar tudo.

É aí que entra o auxílio da contabilidade. O contador lhe ajudará a olhar para tudo aquilo que você prefere não olhar: as contas a pagar, os gastos excessivos, as dívidas, os impostos que atrasaram, e todo o resto.

É bem verdade que diante de uma situação de crise, todo esse processo pode ser bem doloroso. Porém, todo esse choque inicial é necessário para que sua empresa volte a entrar nos trilhos e possa crescer novamente.

Lembre-se que sem um bom controle e a organização adequada das finanças da empresa não é possível fazer planos e muito menos saber qual a situação real do seu negócio.

2 – Planejamento tributário

Outro benefício importante para a recuperação de sua empresa em um cenário de crise é o planejamento tributário adequado para o seu negócio. A função de um planejamento tributário inclui o levantamento de tributos que não foram pagos e estão atrasados, bem como verificar a viabilidade de um regime tributário mais adequado para o seu negócio. Todas essas ações podem fazer sua empresa economizar bastante nos gastos com impostos.

(Quer saber mais sobre os benefícios de um planejamento tributário? Pode conferir no link: https://www.harmoniacontabil.com.br/blog/por-que-devo-me-preocupar-com-o-planejamento-tributario/)

3 – Plano de quitação de dívidas

Se sua empresa teve que adquirir empréstimos e outras dívidas para manter seu funcionamento durante o período de crise, uma assessoria contábil pode auxiliá-lo com a elaboração de um plano para quitação de todas essas dívidas.

Com isso, será possível ter uma projeção mais precisa de quanto tempo sua empresa levará para sair do vermelho e retomar o seu crescimento. Além disso, é possível elaborar estratégias para saber quais dívidas quitar primeiro, quais renegociar, e assim por diante.

4 – Redução de gastos e despesas

Como você já sabe, todo cenário de crise requer ações de redução de gastos e despesas. Porém, é muito importante que tais cortes sejam feitos de um modo estratégico para que a empresa não tenha que parar de funcionar.

Além disso, é possível definir quais cortes podem ser temporários, quanto tempo levará para o seu retorno, e outros fatores que indicam o tempo necessário para sua empresa voltar a funcionar normalmente.

5 – Otimização dos processos

Além de todos essss benefícios, a contabilidade também pode ajudar sua empresa com a otimização dos seus processos. Uma boa assessoria contábil pode ajudá-lo a unificar formas de execução, automatizar certas ações, bem como a pensar formas de organizar melhor a execução de certas tarefas.

6 – Planejamento financeiro de longo prazo

Depois que sua empresa superar todo o cenário de crise, vem o passo ainda a mais importante: pensar e projetar o seu futuro. Porque sua empresa voltará a crescer e é necessário que você saiba como organizar e estruturar suas finanças a longo prazo.

Pode ter certeza de uma coisa: este não foi o primeiro e nem será o último cenário de crise financeira no Brasil ou no mundo. Por isso, a pergunta que você deve se fazer o tempo todo é: como proteger minha empresa de novos cenários assim? Como assegurar o seu crescimento e ainda me proteger de eventuais problemas?

Há soluções simples para essas dúvidas, e uma boa consultoria contábil saberá como orientá-lo com essas decisões.

Conclusão

Para que você possa relembrar os pontos principais do nosso post. Falamos de seis formas principais de uma assessoria contábil ajudar sua empresa a superar uma crise financeira:

1 – Organização e diagnóstico das finanças da empresa;

2 – Elaboração de um planejamento tributário;

3 – Elaboração de um plano de quitação de dívidas;

4 – Elaboração de um plano de redução de gastos e despesas;

5 – Análise e otimização dos processos;

6 – Elaboração de um planejamento financeiro de longo prazo, visando a proteção e o crescimento do negócio.

Gostou deste texto e gostaria de uma equipe contábil para ajudar sua empresa a sair da crise? Fale conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *