Parece mentira, mas é verdade. Diversas empresas ainda não conhecem a verdadeira contabilidade e ainda se utilizam do famigerado livro caixa.
Principalmente empresas optantes pelo simples nacional, apoiam-se na redação da legislação mencionar a não obrigatoriedade dos demonstrativos contábeis, no entanto, para a gestão da empresa esses demonstrativos são importantíssimos e deveriam ser exigidos pelos empresários e gestores.
O QUE É POSSÍVEL VISUALIZAR NO BALANÇO PATRIMONIAL
O Balanço Patrimonial é um dos demonstrativos contábeis e nele encontramos as informações a respeito do patrimônio da empresa.
Todas as informações acerca do ativo da empresa como valores de aplicações financeiras, conta corrente, imóveis, veículos, estoque de matéria-prima, estoque de mercadorias, valores a receber, dentre outros ativos diversos.
As informações que dizem respeito ao passivo da empresa também são demonstradas no Balanço Patrimonial, como fornecedores a pagar, empréstimos, salários e encargos a pagar, dentre todos os demais compromissos que a empresa possui com terceiros.
LIVRO CAIXA É CONTABILIDADE?
A resposta para essa pergunta parece óbvia, mas para muitos empresários isso ainda não ficou bem esclarecido.
Não. Livro caixa não é contabilidade, porque registra apenas as operações financeiras como se todas tivessem sido efetuadas através do caixa da empresa, impossível visualizar a situação patrimonial da empresa.
Para uma correta gestão, não basta que o empresário visualize a movimentação financeira. É de extrema importância poder visualizar e monitorar também o movimento econômico e patrimonial e isso só é possível através dos demonstrativos contábeis.
COMO VERIFICAR SE A EMPRESA ESTÁ COM LUCRO OU PREJUÍZO?
Além dos grupos de ativo e passivo, há na contabilidade também as contas chamadas “de resultado”.
Essas contas registram todas as operações de receitas e despesas e, por óbvio, se a empresa tiver receitas maiores que as despesas, significa que o resultado é de lucro, quando o contrário, ou seja, despesas maiores que despesas, demonstra a apuração de prejuízo.
A EXISTÊNCIA DE LUCRO SIGNIFICA QUE TEM DINHEIRO SOBRANDO OU DISPONÍVEL NA CONTA DA EMPRESA?
Nem sempre o registro de lucro na contabilidade significa que o dinheiro está disponível na conta da empresa ou esteja sobrando.
Pode ocorrer da empresa ter registrado toda a receita em determinada competência, porém o recebimento ocorrer de forma parcelada, por exemplo.
Também pode acontecer investimentos cujos registros não transitarão pelas contas de receita e despesa, mas tão somente a troca de um ativo por outro, ou seja, uma empresa resolve investir em novas máquinas e para isso o dinheiro apenas sai da conta bancária e é transferido para a conta de máquinas e equipamentos, mantendo o registro tão somente no próprio ativo.