10 RAZÕES PARA SAIR DA INFORMALIDADE E INICIAR SUA EMPRESA

Você é daqueles que está sempre em dúvida se vale a pena sair da informalidade e começar uma empresa? Que está sempre repetindo a máxima de que é melhor não gastar com impostos e manter o seu faturamento?

Veja nesse artigo 10 razões para você abandonar todas essas ideias, sair da informalidade e começar logo a sua empresa. Vamos lá!          

1 – Proteger o seu negócio

Enquanto sua empresa não está formalizada, juridicamente o seu negócio não existe. Ou seja, alguém pode registrar sua marca, utilizar seu nome, copiar o seu produto, ou causar algum outro problema.

Por isso, formalizar sua empresa é o primeiro passo para trazer garantias e proteção ao seu negócio. Somente depois disso você poderá contar com respaldo jurídico para certas ações fundamentais para qualquer negócio.

2 – Acesso a conta bancária empresarial

Outra vantagem muito interessante após a criação da sua empresa é poder ter acesso a contas bancárias empresariais. Essas contas possuem diversas vantagens em comparação às contas de pessoa física.

Além disso, muitas delas facilitam bastante a vida do empreendedor ao automatizar o controle financeiro da empresa, como no caso do Banco Linker, algo que facilita bastante o momento de pagar impostos, elaborar relatórios e outros demonstrativos.

3 – Acesso ao crédito empresarial

O acesso ao crédito empresarial é uma importante vantagem em se ter uma empresa. Se você ainda não sabe, o crédito oferecido para empresas é sempre com taxas de juros menores. O acesso a esse tipo de crédito é importante para ajudar sua empresa nos momentos de dificuldade, ou até mesmo em investir na própria expansão e crescimento.

4 – Diferenciar o patrimônio da empresa e o pessoal

Iniciar sua empresa também é a forma mais fácil de você conseguir começar a separar o seu patrimônio pessoal do patrimônio da empresa. Você sabia que pode acontecer do empreendedor perder o seu patrimônio pessoal devido as contas da empresa?

Esse tipo de risco é ainda maior para os empreendedores informais. Por isso, registrar a empresa é um dos primeiros passos para tomar diversas iniciativas que facilitam a separação entre as finanças pessoais e as da empresa.

5 – Contratar colaboradores

Sim, você poderá contratar colaboradores e ver o seu negócio crescer ainda mais. Vale lembrar que ter colaboradores informalmente é bastante difícil, pois há pouco incentivo para que ele queira continuar na sua empresa. Além disso, você está sempre em risco de perdê-lo para qualquer outra oportunidade melhor que surgir.

Além disso, sua empresa está sempre correndo enorme risco jurídico, uma vez que normalmente o empregado trabalha sem observância das regras trabalhistas previstas na legislação vigente.

6 – Garantir os direitos dos colaboradores

Além de poder contratar colaboradores, o fato de ter sua empresa formalizada também garante os direitos trabalhistas dos seus colaboradores. Isso certamente torna sua empresa ainda mais atrativa para futuros funcionários e outras pessoas que também queiram colaborar com o seu negócio.

7 – Aumentar o valor de mercado

Há uma diferença gigantesca entre ter uma empresa e um negócio informal. O simples fato de ter uma empresa formalizada já transmite muito mais seriedade ao seu negócio. Seus clientes sabem que é melhor acreditar e confiar em um negócio que já tem uma estrutura de empresa.

Todos esses fatores fazem com que sua empresa aumente ainda mais o seu valor de mercado. O valor do seu negócio informal é infinitamente menor que o valor de sua empresa devidamente formalizada.

8 – Facilidade para receber investimentos

Ninguém vai querer investir capital ou se tornar sócio de um negócio informal. Talvez até existam pessoas que procuram negócios assim, mas com certeza é muito raro.

Ou seja, o fato de não ter uma empresa formalizada pode reduzir bastante sua possibilidade de crescimento, visto que será difícil encontrar investidores dispostos a colocar o seu capital em um negócio com pouca solidez e garantias.

9 – Contratos PJ e emissão de nota fiscal

Sim, as últimas razões, mas não menos importante, são exatamente aquelas que você já conhece: emitir nota fiscal e poder firmar contratos de pessoa jurídica. Esses dois benefícios são importantíssimos, principalmente para prestadores de serviço.

Se você é prestador de serviço, aposto que já perdeu algum serviço muito bom simplesmente por não ter um CNPJ. Isso significa que você perdeu boas oportunidades de aumentar o faturamento pelo simples fato de não ter formalizado sua empresa. (Quer aprender mais sobre uma das modalidades de empresa mais simples e baratas? Saiba mais sobre o MEI: https://www.harmoniacontabil.com.br/blog/tudo-o-que-voce-precisa-saber-para-se-tornar-um-mei/)

10 – Garantir seus direitos previdenciários

Trabalhadores informais estão sempre contando com a sorte e apostando que nada dará errado.

Mas, e se você sofrer um acidente e não puder trabalhar? Essas coisas acontecem, são possibilidades reais para qualquer pessoa. Ignorar isso e contar com a sorte pode ser bastante problemático.

Iniciar sua empresa, pagar os impostos e manter-se vinculado à Previdência Social é a melhor forma de conseguir assegurar algo para situações deste tipo. Você contará com uma maior segurança para   se dedicar ao seu negócio sem correr o risco de prejudicar sua família caso alguma coisa aconteça.

Talvez você ainda esteja em dúvida se iniciar uma empresa é o melhor a se fazer no seu caso. E se for este o caso, se ainda não está convencido de que é melhor sair da informalidade e iniciar sua empresa, agende uma consulta na Harmonia Contabilidade. Teremos o maior prazer em sanar todas as suas dúvidas!

Quem pode te ajudar?

A Harmonia Contabilidade, com 25 anos de história, conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados e é gerida pelo seu sócio fundador, Percival Nogueira de Matos, Contador e Advogado, especialista em Direito Tributário, Holding e Planejamento Societário, Pós-Graduado em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho, e também pela sócia Eliana Belizário de Matos, Bacharel em Direito; Contabilista; Pedagoga com especialização em Psicopedagogia; Master Practitioner; Personal e Professional Coach.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *